Este equipamento de pré-tratamento de óleos e gorduras residuais (OGR) foi desenvolvido por solicitação da Petrobras, para melhorar a qualidade e conservação dos óleos usados, conferindo aos mesmos um melhor valor agregado. O projeto do módulo OGR foi testado e o óleo filtrado resultante obteve aprovação de sua qualidade para posterior purificação e produção de biodiesel pelas Usinas da Petrobrás Biocombustíveis SA (PBIO). Este processo possui protocolo de pedido de patente junto ao INPI, como Título de Invenção e Modelo de Utilidade.
O módulo OGR consiste num dispositivo com mesa receptora e pré-filtragem de óleo, um tanque coletor e filtro final para separação de impurezas sólidas. A mesa receptora possui dispositivo para esgotamento total do óleo de garrafas PET, tela para filtragem inicial, e sistema de recirculação de óleo quente para agilizar a filtragem e esgotamento da gordura sólida depositada no fundo dos recipientes.
O óleo é aquecido num tanque receptor provido de aquecimento com resistência elétrica, e dispositivo que possibilita a decantação e retirada de água. A temperatura é controlada com termostato digital.
Uma bomba multifuncional pode recircular o óleo durante o aquecimento para que o mesmo seja uniforme; retirar óleo de bombonas ou containers e bombear para e mesa receptora, eliminando este trabalho manual; ou direcionar o óleo já aquecido para o filtro final e deste para o depósito de óleo filtrado. Este processo também possibilita que toda a gordura solidificada no fundo de garrafas PET ou bombonas seja dissolvida e totalmente reaproveitada.
Treinamento para associações de catadores em Salvador – BA